O tema “teshuvá” é central no judaísmo, e não é à toa que esses primeiros dez dias do ano – justamente os que incluem tanto o Rosh Hashaná como o Iom Kipúr – são conhecidos como “Os dez dias de Teshuvá”.
Mas, o que é Teshuvá?
O Rav Kook – um grande mestre do judaísmo do início do século passado – escreveu um livro inteiro só sobre isso, mas com muita profundidade e num estilo sucinto e poético que é quase incompreensível para nós.
Já o texto que você poderá baixar, extraído do livro A Arte da Teshuvá, apresenta e desenvolve as ideias do Rav Kook sobre a teshuvá especialmente para nós, que não estamos familiarizados com a complexidade de seu estilo, sua rara erudição e sensibilidade espiritual.
A abrangência da visão do Rav Kook sobre a teshuvá, contrariamente ao conceito comum e empobrecido que enxerga a teshuvá apenas como arrependimento ou penitência, nos ajudará a enxergar com clareza a grandiosidade deste processo de retorno à fonte, à raiz da vida, ao estado mais puro e natural que se pode alcançar e de aperfeiçoamento do mundo, pois – acreditem! – toda a humanidade está destinada à perfeição e à elevação espiritual.
Boa leitura e boa teshuvá!