MEDICINA E JUDAÍSMO:
ENCONTROS E SINERGIA
Baixe uma degustação!
O renomado Dr. Auro del Giglio faz um diagnóstico da medicina atual com muita erudição e recomenda métodos terapêuticos auxiliares ao tratamento convencional, como terapia, religião, meditação, música, filosofia etc., e propõe uma visão ampliada da doença do paciente, que inclui outras formas de tratar o sofrimento. Em resumo: uma visão mais sensível e humanista da medicina do futuro.
Medicina e Judaísmo não é um livro. São vários: cada qual, sobre temas correlatos, cuidadosamente entrelaçados, a fim de ampliar as múltiplas aferências em prol de uma maior compreensão do todo.
A inclusão do sofrimento na compreensão da medicina e, consequentemente, do pensar-médico nos convida a entender melhor a razão fundamental da procura de alguém pelo profissional em quem confia e, ademais, crê que possa ser seu aliado no enfrentamento daquilo que o faz sofrer.
Esse entendimento agrega valor ao propósito dessa interação. O foco deixa de ser a busca frenética pela doença e pelo seu tratamento e passa a ser a identificação dos determinantes do desconforto, do desprazer ou, em essência, da dor do corpo, da alma ou de ambos.
Com essa perspectiva, esse encontro deixa de ser uma simples transferência de tecnologia, por mais sofisticada que seja, e passa a ser uma ampla troca de conteúdos cognitivos e afetivos que beneficiam ambos, certamente mais a quem está mais carente deles.
A inclusão da religião nesse diálogo faz todo o sentido, mesmo para quem não a professa. A visão religiosa amplia as dimensões do olhar. Vai a limites menos precisos e muito mais abrangentes do pensamento humano. Nada mais agregador de valores no momento no qual nos atemos a cuidar de quem sofre.
Baixe uma degustação gratuitamente!