O ÊXODO E AS 10 PRAGAS – MITO OU FATO HISTÓRICO?


Baixe o trecho da Hagadá de Pêssach do Rabino Elie Bahbout (Congregação Monte Sinai, 2010).

Editora e Livraria Sêfer | A Livraria Judaica do Brasil

A sabedoria vai além do conhecimento. Ela implica um coração sensível, profundo respeito para com o próximo e, acima de tudo, amor incondicional ao Criador - um amor que nos leva a rejeitar todo tipo de mentira e a abraçar a árdua jornada em busca da verdade.

Figuras do Talmud

Dono de alma sábia e dadivosa, o Rabino Eliahu E. Dessler Z'L, um dos grandes nomes contemporâneos da Torá, comparte conosco nas páginas desta coletânea de cartas e artigos seus pensamentos sobre o significado e o propósito da busca pela verdade. É o trabalho de uma vida inteira dedicada aos que desejam aperfeiçoar o espírito e, assim, chegar mais perto de Deus. A fé judaica não necessita de nenhuma prova da ocorrência da história do Êxodo com todos os seus milagres. Basta-nos o fato de

estar relatada na nossa sagrada Torá. O próprio relato das 10 pragas nas noites do Sêder anualmente, de geração em geração, em linha familiar direta, não dá margem a nenhuma dúvida de sua veracidade.

Embora não necessitamos de provas, recentemente as dez pragas e a história do Êxodo viraram fatos históricos comprovados e documentados por pessoas não pertencentes ao povo judeu, que os relataram na exata época em que eles ocorreram.

No museu de Leiden (Rijksmuseum Van Oudheden), na Holanda, encontra-se uma descoberta impressionante: dezessete páginas de papiro do Egito Antigo, grande parte ilegível, escritos em hieróglifos por um egípcio chamado Ipuwer, no qual ele descreve detalhadamente as consequências das pragas que acometeram os egípcios, exatamente como descritas na Torá. Ipuwer escreve que houve “10 catástrofes” no Egito, porém na parte legível do papiro encontram-se 6 pragas.

Preencha o formulário abaixo e receba um trecho do livro gratuitamente

O texto começa com a descrição de que os “escravos” pediram para sair livres: “Os porteiros dizem: ‘Nos deixe ir... ‘, os confeiteiros

dizem... (parte ilegível no manuscrito), o faxineiro recusa a levar a carga dele...”, como consta na Torá, que antes do início das pragas, Moisés avisou a todos os judeus que eles seriam libertados, e foi junto com Aarão e 70 sábios pedir ao Faraó que libertasse os judeus.


Aproveite a leitura!



Quer saber mais? Baixe o trecho da Hagadá de Pêssach do Rabino Elie Bahbout (Congregação Monte Sinai, 2010).




Copyright © 2020 - Editora e Livraria Sêfer - Todos os direitos reservados.