Leia e reflita:

O Livro Bíblico das Lamentações

A leitura do Echá é uma tradição em Tishá BeAv

Editora e Livraria Sêfer | A Livraria Judaica do Brasil

TISHÁ BEAV

A destruição do Templo Sagrado

Tishá BeAv é um dia de luto para todo o povo judeu. É uma data marcada pela destruição do Primeiro Templo, em 586 a.e.c. por Nabucodonosor, Rei da Babilônia, e a destruição do Segundo Templo, no ano 70 e.c. por Tito, filho do imperador romano Vespasiano. Essa data também está associada ao início da expulsão dos judeus da Espanha, em 1492, por ordem da Coroa Espanhola. Todos esses acontecimentos transformaram Tishá BeAv no principal dia de luto do calendário Judaico.


Muitas práticas são observadas durante este período: Tishá BeAv é um dia de jejum, não há cerimônias de casamento, judeus religiosos não cortam o cabelo, nem ouvem músicas.


A leitura do Echá – O Livro Bíblico das Lamentações

é uma das práticas deste dia e descreve o lamento sobre a destruição do Primeiro Templo. O Echá foi escrito, de acordo com a tradição, pelo profeta Jeremias. As lamentações descrevem a situação de extrema tristeza de Jerusalém e do Povo Judeu após a destruição.


O texto justifica o decreto da destruição imposto por Deus ao povo judeu pelos seus pecados, mas também contém palavras de conforto e súplicas a Deus para perdoar seu povo e devolvê-lo à sua antiga condição. Existe um costume de ler as Lamentações à luz de velas, enquanto senta-se no chão.


Em Tishá BeAv muitos Israelenses vão até o Muro

Ocidental, o último remanescente do Templo, para a leitura do livro das Lamentações.

Preencha o formulário abaixo e receba um trecho do livro gratuitamente

Como forma de compartilhar com você esta importante tradição judaica, a Editora Sêfer disponibilizou o Echá - O livro Bíblico das Lamentações para que você baixe e reflita.

Copyright© - Editora e Livraria Sêfer - Todos os direitos reservados.